Quantidade de Páginas visitadas

EDITAL EXAMES DE EJA 2014
Edital Exames On-line 2014

HISTÓRICO




HISTÓRICO


Na concepção de que a educação é um direito, com a função social de preparar jovens e adultos para o exercício da cidadania e para o mundo do trabalho, foi criado em 21 de outubro de 1988, pela Resolução 3.314, o NAES – Núcleo Avançado de Estudos Supletivos. Iniciou-se assim a história da educação de jovens e adultos na Lapa, com uma proposta de ensino asseriado, atendimento individualizado, flexibilidade de horários, enfim, uma escola se constituindo como instrumento para a efetiva universalização do direito à educação dos quais os jovens e adultos não podem ser excluídos.


Com o crescimento e valorização do trabalho desenvolvido, o NAES passou a CES – Centro de Estudos Supletivos, e em 18/01/96, pela Resolução 305/96 é implantado o curso de segundo grau. Por meio da Resolução 724/97 a escola ganha identidade, passando a denominar-se CES “Paulo Leminski”, em homenagem ao poeta paranaense, inovador, ousado, irreverente, que tão bem traduz as características de uma escola viva, dinâmica, crítica e reflexiva.


A partir da LDB 9394/96, a Educação de Jovens e Adultos passou a ser vista como uma modalidade de educação e a escola passou a denominar-se CEAD - Centro Estadual de Educação Aberta, Continuada a Distância ‘Paulo Leminski”


A concepção da Educação de Jovens e Adultos como modalidade de educação básica, estabeleceu mudanças na forma de atendimento e por meio da Resolução 4561 de 15/12/1999, a escola passou à denominação de CEEBJA – Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos “Paulo Leminski”.


O CEEBJA “Paulo Leminski” teve reconhecidos por ato legal (Resolução 2988/01 e publicada em Diário Oficial em 30/01/2002) os Ensinos Fundamental e Médio, ofertando seus cursos na forma semipresencial, com atendimento individual ou coletivo, até a data de 30/04/2006. A partir desta data, por meio da Resolução n° 3798/06 e do Parecer n° 221/06 do CEE, a escola tem uma proposta pedagógica pautada no curso presencial, com obrigatoriedade ao aluno do cumprimento de carga horária previamente estabelecida para cada disciplina.


Desde a sua implantação, em 21 de outubro de 1988, a escola passou por diversos endereços, várias denominações (NAES, CES, CEAD, CEEBJA) e diferenciadas formas de atendimento, é uma escola respeitada, ofertando os cursos Fundamental Fase II, Ensino Médio, o Programa de Educação Especial regulamentada pela (Resolução 964 de 22/03/1993), descentralizações APED- Ação Pedagógica Descentralizada, projetos especiais, na busca constante de alternativas para a garantia do ingresso, permanência e sucesso, daquele que é a razão de ser da escola – o aluno jovem e adulto.


O CEEBJA – “Paulo Leminski”, uma escola da rede estadual de ensino do Paraná, com cursos autorizados e reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação, é uma escola comprometida em atender os desafios que a sociedade brasileira tem diante da educação, especialmente em relação à dívida social aos jovens e adultos que foram excluídos do processo escolar, quer seja pela falta de oportunidade ou por mecanismos econômicos, sociais ou educacionais.


O CEEBJA “Paulo Leminski”, que iniciou suas atividades em algumas salas cedidas do Colégio São José, mudando posteriormente de endereço para a Rua Amintas de Barros, Avenida Dr. Aloísio Leoni e mais tarde dividindo espaço físico com a Escola Municipal Dr. Manoel Pedro, a partir de 2002 passou a compartilhar espaço físico com a Escola Estadual “Manoel Antonio da Cunha”, tendo por endereço a Rua João Cândido Ferreira, 608. O CEEBJA “Paulo Leminski”, não perdeu a essência, pois continua a devolver aos alunos o sonho de escolarização e de oportunidades que só a educação pode propiciar.


O CEEBJA “Paulo Leminski”, ao longo de sua trajetória educacional vem despertando e consolidando sonhos e desafios, fazendo com que aproximadamente 13 mil jovens e adultos que já passaram pelo processo de escolarização ofertado pela escola, pudessem ser os protagonistas de uma história de lutas e conquistas.








Validador

CSS válido!

Secretaria de Estado da Educação do Paraná
Av. Água Verde, 2140 - Água Verde - CEP 80240-900 Curitiba-PR - Fone: (41) 3340-1500
Desenvolvido pela Celepar - Acesso Restrito